VEREADORES DE BRASILÂNDIA APRESENTAM VÁRIOS REQUERIMENTOS ATENDENDO ANSEIOS POPULARES
No dia 10 de junho no plenário Raimundo Assis de Alencar na Câmara Municipal de Brasilândia, os vereadores se reuniram para mais uma sessão ordinária na qual os edis apresentaram vários requerimentos em prol dos anseios populares.
Vereador Edson Pereira Costa no requerimento de nº 126/2024 solicitou ao Prefeito Municipal Dr. Antonio de Pádua Thiago, para que junto ao seu corpo Técnico veja a possibilidade de reduzir a taxa de lixo cobrada aos munícipes de Brasilândia. Bem como informe a esta Casa Legislativa o destino dos recursos arrecadados com a cobrança da taxa. É importante que os cidadãos tenham conhecimento de como o dinheiro está sendo utilizado e se há margem para otimização dos custos, a fim de justificar a cobrança ou possibilitar sua redução.
Em seu segundo requerimento o de Nº 127/2024 o vereador Edson Pereira Costa, requereu do Prefeito Municipal, que informe a esta Casa Legislativa em qual fase se encontra o andamento do processo de implantação da Usina Fotovoltaica em nosso município.
Já em seu terceiro e ultimo requerimento o de nº 128/2024 Edinho do Master, solicitou ao Prefeito Municipal, que informe a esta Casa Legislativa se os recursos utilizados para a realização da pavimentação asfáltica nas Linhas de acesso as Cerâmicas localizadas no Reassentamento Novo Porto João André, será o mesmo recurso garantido pela Lei n. 3.025/2023, a qual autoriza o Executivo Municipal a contratar operação de crédito junto a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL até o valor de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais), no âmbito do programa/linha de financiamento FINISA - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento - Modalidade Apoio Financeiro destinado à aplicação em Despesa de Capital nos termos da Resolução CMN n® 4.995, de 24.03.2022, e suas alterações, destinados a Implantação da Usina Fotovoltaica, melhorias necessárias para o funcionamento da Usina Fotovoltaica e infra-estrutura urbana.
A vereadora Márcia Regina do Amaral Schio apresentou o requerimento de nº 129/2024 para que seja encaminhado expediente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte DNIT, Diretor Presidente Euro Nunes Varanis Junior, com cópia direcionada ao Supervisor da região Milton Marinho da Rocha, para que averiguem a possibilidade de elaborarem um projeto e viabilizar os recursos necessários, para proceder a instalação de iluminação pública com lâmpadas de Led e sinalizações pertinentes na rotatória da BR 158, sentido Brasilândia a Três Lagoas e vice versa, de frente ao Reassentamento Novo Porto Joao André, bem como averiguem também a possibilidade de recolocarem as barreiras de tráfego longitudinais, muretas de proteção após a ponte do Rio Verde, no mesmo sentido, que estão danificados após um acidente que teve no local.
Já no requerimento de nº 130/2024 Márcia Amaral, solicitou ao Prefeito Municipal para que averigue a possibilidade de elaborar projetos para pleitear investimentos financeiros junto ao Ministério de Infraestrutura ou de Turismo, ou até mesmo, através de recursos próprios, para a construções de “Portais de Entrada Ornamental”, contendo o nome de cada Assentamento, Reassentamento e do Distrito Debrasa. A solicitação visa beneficiar todos os moradores de cada povoado, valorizando o local onde moram, pois esses portais estarão identificando o nome, acompanhados de mensagens de boas-vindas entre outros ornamentos característico, atividade que desenvolve em cada localidade.
No requerimento 131/2024 de autoria dos vereadores: Márcia Regina do Amaral Schio, Patrícia Costa Jardim, Maria Jovelina da Silva, Edson Pereira Costa, Joaquim Martos de Moraes, José Quintino de Souza, Nivaldo Nunes, Aurineia de Almeida Halsback e Selma de Souza
Os Vereadores abaixo relacionados, exercendo seus mandatos na Câmara Municipal de Brasilândia, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, e em especial o Artigo 181 do Regimento Interno, requerem a V.Exª., após aprovação do douto plenário desta Casa de Leis, encaminharam expediente ao Prefeito Municipal Dr. Antonio de Pádua Thiago com ciência a Secretária de Saude, Adeiza Abrami, para que averiguem a possibilidade de implantar o atendimento noturno na ESF II (hoje ESF André Pucinelli) , oferecendo todos os serviços que são disponibilizados durante o dia. Além disso, solicitamos que seja ofertada a distribuição de medicamentos da Farmácia Popular no mesmo local, possibilitando que a população seja atendida no contraturno de trabalho. A solicitação visa um trabalho em parceria com o hospital local, onde a ESF realizará atendimentos que não são de urgência e emergência. Tal medida beneficiará todos os trabalhadores que necessitam cuidar da saúde, prevenir doenças e que não podem faltar ao trabalho, pois se prejudicam em benefícios que deixam de receber, mesmo que o motivo seja justificável.
A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brasilândia, Patrícia Costa Jardim apresentou o requerimento de nº 132/2024 no qual solicita ao Prefeito Municipal Dr. Antônio de Pádua Thiago, e à Secretária Municipal de Saúde, Adeliza Abrami, para que verifiquem a possibilidade de instalar nos consultórios médicos das ESF do município Equipamentos de Exame por Imagem com Tela e Impressora, especialmente, ou melhor, mais urgentemente, no ESF DR ANDRÉ PUCINELLI, por estar mais próximo da comunidade mais vulnerável e com maior número de habitantes, bem como, próxima de diversos bairros. Além disso, onde vimos a importância de haver atendimento noturno.
No seu segundo requerimento o de Nº 133/2024, Patrícia Costa Jardim também solicitou ao Prefeito Municipal Dr. Antônio de Pádua Thiago, e ao Secretário Municipal de Educação e Cultura, Francisco Aparecido Lins, para que verifiquem a possibilidade de fazer aplicação de formicidas nas Escolas Municipais e CEINF´S de Brasilândia. Vimos que na nova CEINF Aurora Andrade Bertolez existe um grande formigueiro, porém pais de outras unidades escolares já fizeram reclamações e solicitaram pedido de providencia, conforme este.
No requerimento nº 134/2024 de autoria do vereador José Quintino de Souza, o mesmo solicitou ao Prefeito Municipal Dr. Antonio de Pádua Thiago, para que junto ao Departamento de Trânsito providencie a retirada de toda sinalização conhecida como (tacha bidirecional) instalada na Rua Hélio Martinez Júnior, instalada próxima a Libaneza Center. O presente pedido se faz necessário uma vez que essa sinalização vem prejudicando o trânsito local, sendo uma das grandes cobranças dos munícipes que utilizam essa via.
Já no requerimento de nº 135/2024 Quintino requereu do Prefeito Municipal Dr. Antonio de Pádua Thiago, para que junto aos secretários da pasta, elabore e anuncie a população um Plano de Ação para pôr em funcionamento o Triturador de Galhos.
Por fim, o vereador Nivaldo Nunes apresentou o requerimento 136/2024 no qual solicita ao Prefeito Municipal Dr. Antônio de Pádua Thiago com cópia ao Secretário Municipal de Obras, Fagner Sanches de Assis, para que providencie com a máxima urgência a revitalização do estacionamento e da sua cobertura, localizado na praça central de nossa cidade. A presente solicitação se faz necessário uma vez que as áreas de estacionamentos ali localizado estão apresentando problemas estruturais e a cobertura em decorrência das intempéries do tempo já não existe mais.